segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Países fazem acordo para aumentar investimentos em educação

Nesta quarta-feira (4), foi aprovado, por unanimidade, o Marco de Ação Educação 2030, durante a 38ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Paris. Entre as metas estabelecidas no Marco está o comprometimento em investir de 4% a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em educação.
O objetivo do documento é estimular os países da Unesco a cumprirem metas globais, além de propor ideias de coordenação e financiamento para a Agenda de Educação 2030, na tentativa de criar as mesmas oportunidades de aprendizado para todos. O plano espera que os esforços conjuntos das nações consigam cobrir o déficit de US$ 40 bilhões do setor.
O Brasil está na lista de países que assumiram o compromisso com a Unesco, mas, internamente, tem metas ainda mais agressivas para a educação, elencadas no Plano Nacional de Educação (PNE). Serão concentrados esforços para que haja um investimento de, no mínimo, 10% do PIB nacional até 2024. Hoje, 6,6% do PIB é destinado a fins educacionais.
 O Marco de Ação Educação deverá substituir o Marco de Ação de Dakar Educação Para Todos, estabelecido em 2000 e que durou até este ano. Segundo a Unesco, apenas um terço dos países que participaram do último acordo conseguiram cumprir as metas estabelecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário