sexta-feira, 15 de maio de 2015

Espanhol perde imunidade diplomática e vai responder pelo crime no Brasil

O Governo da Espanha suspendeu a imunidade diplomática do espanhol Jesús Figon, de 64 anos, que matou a esposa com cinco facadas na madrugada desta terça-feira (11). Com essa decisão, o diplomata vai responder pelo crime no Brasil. O comunicado do governo espanhol foi feito oficialmente na tarde desta quarta-feira ao Ministério das Relações Exteriores.
O delegado Adroaldo Lopes, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher, informou que já pediu a cassação do passaporte do diplomata e que está analisando pedir a prisão preventiva dele. O delegado disse ainda que recebeu a informação do Ministério das Relações Exteriores, sobre a suspensão da imunidade diplomática de Jesús Figon, via email. 
Jesús Figon é comissário de segurança da Embaixada da Espanha no Brasil. Ele confessou ter matado a esposa, Rosemary Justino Lopes, de 50 anos, dentro do apartamento do casal em Jardim Camburi.
O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) e ele se apresentou à polícia por volta das 6h30. O diplomata foi liberado às 18h30, após prestar depoimento.
Segundo a polícia, Jesús matou a esposa com cinco facadas, três no peito e duas nos braços. 
O casal estava junto há quase trinta anos e reside desde 2011 no Brasil. O irmão da vítima contou que Jesús conheceu Rosemary quando ela foi para a Espanha trabalhar como cabeleireira.
Fígon ocupava o cargo de conselheiro interior da embaixada em Brasília, mas passava alguns dias na residência que tinha com a esposa em Jardim Camburi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário