segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“O capitalismo tem jeito”


O Capitalismo HumanistaO capitalismo tem jeito. A definição é simples, mas sintetiza de forma resoluta a intenção do livro Capitalismo Humanista, lançado pelos professores da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Ricardo Hasson Yasseg e Wagner Balera, também membros da Academia Paulista de Letras, nesta sexta-feira (5), em São Paulo.
Os autores defendem a ideia de que o capitalismo pode se transformar em outra realidade desde que aprenda os valores do humanismo. Para Balera, a teoria humanística pontua que as riquezas têm que ser melhor distribuídas entre os povos. “É isso que tem que nortear a atuação do capital no mundo e daqueles que detém o controle do dinheiro”, diz um dos autores do livro.
- Então, a transformação da nossa realidade é a proposta minha e do professor Ricardo nesse livro. É acreditar que o mundo novo pode ser possível.
Ainda segundo Wagner Balera, a crise econômica mundial da atualidade é uma crise valores.
- Os “mundos” dominantes tentaram fazer com que o capital fosse um ganho. Então essa crise só será superada desde que o capital esteja a serviço da causa de desenvolvimento social. A nossa bandeira é o desenvolvimento de todos.
O professor da PUC brincou dizendo que Karl Marx, fundador da doutrina comunista, riria ao ler a obra dele e do amigo Ricardo Hasson Sayeg.
- Ele riria porque é contra qualquer humanismo. O marxismo negava esses valores. Ele pregava o oposto que é a luta de classes. Nós pregamos a pacificação.

Fonte: G7

Nenhum comentário:

Postar um comentário