quinta-feira, 7 de abril de 2011

Brasil enfrenta o desafio de se desenvolver ao envelhecer

Relatório do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta quarta-feira (06/04) mostra que o Brasil envelhece muito mais rápido do que os países desenvolvidos. O documento "Envelhecendo em um Brasil mais velho" alerta que a população idosa no Brasil, que hoje corresponde a 11% da população em idade ativa, em 2050, será de 49%. 
O Brasil se encontra no meio de uma profunda transformação sócio-econômica, passando de um país relativamente jovem para um onde predomina a população idosa. Segundo relatório lançado hoje pelo Banco Mundial, o país pode tirar proveito dessa transição para impulsionar o desenvolvimento econômico e social e evitar dificuldades sociais, fiscais e institucionais no futuro.

Para o Diretor do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, "o envelhecimento é um desafio para qualquer país, mas o Brasil também enfrenta a velocidade dessa transição, muito maior do que ocorreu nos países desenvolvidos. A população idosa irá mais do que triplicar nas próximas quatro décadas, de menos de 20 milhões em 2010 para aproximadamente 65 milhões em 2050, passando a representar quase 50% dos habitantes do Brasil."


Um comentário: