A banda de rock mais popular do mundo desde a década de 80 faz sua turnê "360 degrees" pelo Brasil, mas além da popularidade musical, a banda U2 também é conhecida pela ativa participação em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono, que tem participado de várias campanhas e apelado a líderes do mundiais a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres.
O histórico das músicas sugerem reflexões sobre a política internacional global: guerras, conflitos religiosos, pobreza, energia nuclear, bombardeios à civis, ditaduras, fome, doença (AIDS), dívidas externas ...
Mais recentemente, a música Crumbs From Your Table - Migalhas da sua mesa, trata dos discursos 'belos' e 'democráticos' fomentados pelas grandes potências, mas que não reflete a realidade das relações destes países com os de terceiro mundo, que vivem à espera das milhas, ou seja, dos restos que sobram dos banquetes dos países desenvolvidos.
"You speak of signs and wonders
I need something other
I would believe if I was ableb
But I'm waiting on the crumbs from your table"
But I'm waiting on the crumbs from your table"
O grupo ainda reafirma a necessidade da coexistência, lembrando que a problemática de parte dos conflitos mundiais atuais consiste nas questões religiosa.

In the name of love!!
Conviva! Coexista! You too!!
Olá, Daniela.
ResponderExcluirÉ muito legal ver este seu trabalho sobre sociedade, relações internacionais e música pop. Gostei muito desse seu post sobre o U2. Tenho algo parecido no Facebook - Canções & Relações Internacionais, no endereço: https://www.facebook.com/TribosT
Keep up the good work. Aguardo sua visita.