segunda-feira, 11 de abril de 2011

U2: uma pitada de música nas Relações Internacionais

A banda de rock mais popular do mundo desde a década de 80 faz sua turnê "360 degrees" pelo Brasil, mas além da popularidade musical, a banda U2 também é conhecida pela ativa  participação em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono, que tem  participado de várias campanhas e apelado a líderes do mundiais a fim de obter apoio na sua  luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres.
O histórico das músicas sugerem reflexões sobre a política internacional global: guerras, conflitos religiosos, pobreza, energia nuclear, bombardeios à civis, ditaduras, fome, doença (AIDS), dívidas externas ...

Mais recentemente, a música Crumbs From Your Table - Migalhas da sua mesa, trata dos discursos 'belos' e 'democráticos' fomentados pelas grandes potências, mas que não reflete a realidade das relações destes países com os de terceiro mundo, que vivem à espera das milhas, ou seja, dos restos que sobram dos banquetes dos países desenvolvidos.
"You speak of signs and wonders
I need something other
I would believe if I was ableb
But I'm waiting on the crumbs from your table"

O grupo ainda reafirma a necessidade da coexistência, lembrando que a problemática de parte dos conflitos mundiais atuais consiste nas questões religiosa. 
A expressão frequentemente projetada nos shows, busca a conscientização do mundo sobre a necessária convivência entre as pessoas, independente da religião, raça ou cor. O símbolo une as três grandes religiões monoteístas existentes: islamismo, judaísmo e cristianismo, representados respectivamente pela lua crescente, pela estrela de Davi e pela cruz.

In the name of love!!
Conviva! Coexista! You too!!

Um comentário:

  1. Olá, Daniela.

    É muito legal ver este seu trabalho sobre sociedade, relações internacionais e música pop. Gostei muito desse seu post sobre o U2. Tenho algo parecido no Facebook - Canções & Relações Internacionais, no endereço: https://www.facebook.com/TribosT

    Keep up the good work. Aguardo sua visita.

    ResponderExcluir