terça-feira, 7 de novembro de 2017

Quebec lança plano de imigração para 2018

A província canadense de Quebec divulgou, recentemente, seu plano de imigração para 2018 (veja os objetivos para 2017 clicando aqui). Novamente, a provisão é receber diversos imigrantes entre profissionais qualificados, empresários, familiares de residentes permanentes do território e também refugiados.
Como se sabe, as províncias canadenses possuem bastante autonomia na tomada de decisão dentro das suas fronteiras, com o governo federal somente servindo de guia e regulamentando leis nacionais. No que diz respeito a região francófona do país não é diferente. Eles se diferem das outras províncias em quase tudo, começando pela língua. Nos processos de imigração também, sendo exemplo disso que a aplicação e todo o procedimento é feito separadamente e tem suas próprias exigências.
Quebec já anunciou, no início deste ano, que entrou em um período de análise e transição em seu programa de imigração, que passará a funcionar de maneira parecida com o Express Entry, porém ainda não tem data prevista para entrar em vigor (confira aqui outras mudanças a respeito deste anúncio). Enquanto isso, os propósitos para o próximo ano já foram divulgados.
Novidades
O projeto de imigração para o próximo ano revelou dois números importantes: o de pessoas que serão convidadas a receber o Quebec Selection Certificate (CSQ) ou Certificado de Seleção do Quebec e a quantidade de aplicantes que receberão seus cartões de residentes permanentes pela província. O CSQ é um documento emitido pela região, dando direto do titular se estabelecer em seu território. Com o certificado em mãos, o candidato pode dar entrada no seu cartão de Permanent Resident (PR) por meio de um pedido ao órgão de imigração federal, que analisa o pedido baseado em exames médicos feitos com o aplicante e seus antecedentes criminais.
A parte francesa canadense pretende emitir até 29 mil CSQ por meio de seu programa de trabalhadores qualificados (Regular Skilled Worker Program) e contando também o processo intitulado Quebec Experience Program(PEQ). O primeiro se trata de um ranking de pontos, onde os candidatos acumulam um bom número com base na proficiência na língua francesa e inglesa, área de atuação, experiência de trabalho, e relacionamento com a província (viagens, visitas a familiares, estudo, passeio) e, por fim, as mesmas características se aplicam para o cônjuge.
Já o PEQ é um programa a parte, que tem como objetivo fazer com que os estudantes e trabalhadores temporários se estabeleçam definitivamente na província. Os candidatos a este processo de imigração precisam provar uma avançada proficiência em francês.
Números
Abaixo você pode ver as tabelas com os números indicados pelo governo da província para convite e admissão na localidade em 2018. É importante ressaltar que os números são estimativas e, além disso, as categorias podem atingir quantidades menores, dependendo sempre do número de aplicações dos candidatos e se suas qualificações são compatíveis com as exigidas pela província.
plano de imigracao
Além dos dois programas, Quebec oferece outras modalidades de imigração para empresários, investidores e profissionais autônomos (os interessados devem se atentar ao número limite de aplicações para estas categorias, pois costumam esgotar antes do período de 12 meses).
Abaixo o apanhado de dados revela a quantidade de pessoas que devem receber a residência permanente por meio da província. O governo local ressalta que este número inclui também pessoas que receberam o CSQ antes de 2018.
plano de imigracao
Para verificar se você é elegível a um dos programas de imigração da parte mais francesa do país, entre em contato com a Immi Canadá e agende uma avaliação de perfil. Você pode acessar www.immi-canada.com/consulta/ ou mandar um email para contact@immi-canada.com.br.
*Inclui caregivers (cuidadores) e imigrantes da categoria econômica.
**Inclui refugiados, tanto os novos como patrocinados por algum integrante da família.
***A categoria inclui imigrantes especiais selecionados por razões humanitárias ou de interesse público.
Fontes:
Fonte: IMMI Canadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário