quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Visto para Canadá não é mais exigido pra alguns brasileiros

A partir do dia 15 de março desse ano, o visto para Canadá não será mais obrigatório para brasileiros que pretendam visitar o país. Pimba! Mas calma lá, não é festa do caqui ainda não.
Só se você já visitou o país nos últimos 10 anos ou se teve um visto dos Estados Unidos (EUA) válido nesse período, você será mais feliz. Porque agora precisará fazer somente uma pré-autorização chamada eTA, a sigla para Eletronic Travel Authorization (Autorização Eletrônica de Viagem) pela Internet antes de arrumar a mala pra ver a CN Tower lindona lá em Toronto. Pra isso, basta acessar o site oficial do governo canadense e fazer o pedido. Massa, né?
Ou seja, a partir de agora, o turista brasileiro não precisa mais daquele visto para Canadá bonitão no passaporte. Apesar de que é legal ver o passaporte super preenchido, né? A ideia deles é que esse programa de autorização eletrônica, que já existia, se expanda e traga vantagens pro viajante, que vai ter uma praticidade enorme, facilidade pra fazer, já que é tudo online e o melhor: DE GRAÇA! Tá, mentira, não é grátis, mas é quase. São só 7 dólares canadenses. Outros países também foram agraciados com a “liberação” do visto para Canadá como Romênia, México e Bulgária.
Ah! Vale lembrar que essa decisão só é válida se você entrar pelos ares, de avião, helicóptero, jatinho do Thundercats ou qualquer outra via aérea.
O formulário só está disponível em inglês e francês, mas se você precisar de ajuda, eles disponibilizaram um manual de ajuda em português pra quebrar teu galho!
Todo mundo preparado pra fazer o Pica-Pau e descer as Cataratas do Niágara de barril? Tá, ok, não pode!

Antecipando as dúvidas frequentes sobre o visto para Canadá
  • Se você se encaixa nas condições, mas vai viajar pro Canadá antes do dia 15 de março, o site oficial diz que você não precisa do eTA, mas pode solicitar um
  • A partir de 1 de agosto de 2015, se você tem uma permissão de estudo ou trabalho aprovadas, automaticamente será emitido um eTA
  • Se você já tem um visto de estudante ou trabalho válidos, você não precisa de um eTA se não pretende sair e voltar ao Canadá pelo ar, se esse for o caso, você vai precisar do documento pra entrar novamente no país
  • O eTA tem data de validade, você pode checar o status do seu aqui
  • Caso tenha dupla nacionalidade, você só precisa do eTA no passaporte que você vai usar pra viajar pra lá, o eTA está eletronicamente associado ao passaporte (se você tentar entrar com outro, será barrado, filho, então preste atenção)
  • Já tive entrada negada no Canadá, e agora? Relaxa, eles consideram análises separadas e encorajam você a aplicar novamente, independente da decisão imigratória anterior
  • Não é possível ser feita uma aplicação em grupos pra voos fretados, cada passageiro deve ter um eTA


Fonte: Viagem Primata


Nenhum comentário:

Postar um comentário