quinta-feira, 30 de julho de 2015

França abre as portas para estudantes brasileiros

O governo francês está oferecendo aos brasileiros uma grande oportunidade de estudar no ensino público do país e os primeiros passos para a realização desse sonhos devem ser dados pela candidatura feita pela internet. A agência oficial do governo francês é a responsável por recrutar e auxiliar os estudantes nesse processo, além de intermediar o contato entre os estudantes e as instituições francesas. A Campus France oferece dicas e suporte on-line para os interessados.
São mais de 190 tipos de bolsas de estudo para alunos brasileiros em cidades espalhadas por toda a França. Com o subsídio do governo francês, as bolsas cobrem a maior parte das despesas anuais do aluno. O país oferecerá uma ajuda de custo para a hospedagem dos alunos, a qual todos os estudantes de direito, sendo eles franceses ou estrangeiro. Esse auxílio será de acordo com o valor do aluguel e com a condição financeira de cada estudante.
Para conseguir esse auxílio o estudante precisa residir legalmente na França, não morar com familiares, ter um visto com mais de seis meses e estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior no país.
No Brasil, os cursos mais procurados são os da área de engenharia, mas outras áreas também são oferecidas como administração e negócios, estudos políticos, artes plásticas, design, moda, arquitetura entre outros.

Instruções básicas  para conseguir uma bolsa
1- Escolha o curso desejado de graduação, mestrado, especialização, doutorado ou pós doutorado.Clique aqui para ver todas as possibilidades de cursos;
2- Faça o cadastro no site do Campus France para criar o dossiê eletrônico (ou seja, iniciar o cadastro);
3- Prepare a candidatura ao programa pelo site do Campus France;
4- Faça os testes oficiais de proficiência na língua francesa, que variam de universidade para universidade, podendo ser o Delf, Dalf ou TCF. Mas a grande maioria das universidades exigem um nível intermediário de francês para conseguir a bolsa.
Veja matéria completa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário