terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Conselho de Segurança adota resolução que reafirma compromisso com Iêmen

Foto: ONU/Mark Garten
Órgão estende mandato do Painel de Especialistas responsável por dar assistência ao Comitê de Sanções do país até março de 2016; objetivo é promover transição política.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas reafirmou nesta terça-feira seu forte compromisso com a unidade, soberania, independência e integridade territorial do Iêmen.
Sob os termos da resolução, adotada por unanimidade, o órgão decidiu estender o mandato do grupo de especialistas sobre o Iêmen, criado para supervisionar medidas de sanções empregadas contra indivíduos e entidades designadas como ameaça à paz, segurança ou estabilidade no país.
Diálogo
Os Estados-membros do Conselho expressaram preocupação com os atuais desafios políticos, econômicos, humanitários e de segurança enfrentados pelo Iêmen.
Mais uma vez, o órgão pediu ao envolvidos que resolvam suas diferenças através do diálogo e rejeitou atos de violência.
O enviado especial do secretário-geral, Ban Ki-moon, para o Iêmen, Jamal Benomar, continua a apoiar as negociações com todos os lados, incluindo os Houthis e grupos do sul.
O representante está tentando dar assistência aos iemenitas para retornarem ao processo de transição de acordo com o Acordo de Paz e Parceria Nacional e outros acordos de transição existentes endossados pelo Conselho de Segurança.
Fonte: Radio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário