terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Palestina aceita jurisdição da Corte Penal Internacional

palestineOficiais das Autoridades Palestinas apresentaram essa semana, às Nações Unidas, documentos para a adesão de 16 convenções e tratados internacionais, incluindo documentos para aceitação da jurisdição da Corte Penal Internacional, confirmado pelo órgão mundial.
De acordo com nota divulgada pela ONU, os documentos para a adesão de convenções e tratados, os quais o Secretário-Geral da ONU tem a função de depositário, estão sendo revisados para determinar quais serão os próximos passos apropriados.
As versões originais dos documentos foram entregues ontem ao Coordenador especial para o processo de paz no Médio Oriente, James Rawley, em Ramallah.
Esse é um passo muito significativo para buscar a justiça através de uma opção legal”,  declarou Riyad Mansour, observador permanente da ONU na Palestina.
“Essa é uma opção pacífica. Uma opção civilizada. Uma opção que quem defende a lei não deve ter medo. É uma opção que estamos buscando, a fim de fazer justiça para todas as vítimas que foram mortas por Israel,  o poder ocupante…”.
O governo palestino confirmou que vai buscar uma ação retroativa contra Israel no Tribunal Penal Internacional (TPI), o qual tem uma sede em Haia, devido a supostos crimes cometidos por Israel em Gaza no verão passado. Aproximadamente 2.200 palestinos e 70 israelenses morreram durante o conflito de 50 dias, que terminou em agosto.
Mansour disse que o pedido foi feito pelo TPI na quinta-feira. “Nós entregamos na noite passada uma carta ao gabinete do secretário em Haia solicitando retroatividade em relação aos crimes cometidos durante a última guerra em Gaza e assegurando nosso direito por outros crimes passados cometidos por Israel”.
Fonte: Justificando

Nenhum comentário:

Postar um comentário