quinta-feira, 26 de junho de 2014

OMC aponta brasileiro Felipe Hees para decidir disputa sobre carros

A Organização Mundial do Comércio (OMC) apontou o brasileiro Felipe Hees como um dos três juízes de uma importante disputa que pode ter impacto na importação de carros e envolve centenas de milhões de dólares de negócios.

Há um bom tempo, a OMC não nomeava novos brasileiros como membros de painel (comitê de especialistas para decidir disputas). Mas a indicação de Hees não chega a ser uma surpresa, em razão de sua reputação e experiência na área comercial.
Os panelistas escolhidos pela OMC tem que atender a certas exigências em termos de expertise e independência. Suas decisões podem ter impacto sobre um volume considerável do comércio mundial, ainda mais que podem ser seguidas em disputas posteriores.
Diplomata de carreira, Hees trabalhou vários anos em Genebra participando das negociações de serviços, regras de antidumping e outras. Foi diretor do Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Ministério do Desenvolvimento brasileiro até o ano passado. Voltou recentemente a Genebra como conselheiro da missão brasileira junto à OMC.
Hees será um dos três panelistas que examinarão a queixa do Japão contra a Ucrânia, depois do fiasco de negociações bilaterais sobre uma salvaguarda imposta pelos ucranianos para frear a entrada de carros de passageiros estrangeiros em seu mercado.
O contencioso envolve tarifa adicional de 6,49% imposta pela Ucrânia, que sobe para 12,95% se a potência do motor é maior.
A importância do caso se reflete no número de países e grupos que entram como terceira parte com interesses econômicos, como Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Índia, Coreia, Rússia e Turquia.
Os dois outros juizes serão William Davey e Chang Fa Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário