segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dez curiosidades que você não conhecia sobre passaportes

O passaporte é um documento expedido por um país, e serve para que o portador possa entrar e sair de qualquer território. É um dos documentos que mais dão dores de cabeça para as pessoas do mundo inteiro, mas é também um dos mais bonitos, e que mais dão orgulho e liberdade aos cidadãos. Nenhuma novidade até aqui, certo? Agora, confira dez curiosidades que você provavelmente não sabia sobre passaportes.

1. Os melhores e os piores passaportes
Cidadãos de determinados países podem viajar para mais lugares do que cidadãos de outros. Em 2013, Finlândia, Suécia e Reino Unido eram as nações cujos habitantes tinham mais portas abertas no mundo. Eles podiam entrar em 173 dos 193 países reconhecidos pela ONU. O Afeganistão ficou na outra ponta, com apenas 28 territórios liberados para viagem.

2. Há regiões com selos únicos (e cobiçados)
Há certos locais que colocam em seu passaporte um selo diferente. Akhzivland é uma micronação de 2,5 acres, mas tem selo próprio. Na Antártida, o viajante só consegue o selo se for um turista aventureiro cheio da grana ou um cientista. A Ilha de Páscoa, o arquipélago de Galápagos e o Machu Picchu são outros destinos "privilegiados".

3. Israelenses não são bem-vindos
Muitos países do mundo árabe não reconhecem Israel, então israelenses não existem para eles. Irã, Kuwait, Líbano, Líbia, Arábia Saudita, Sudão, Síria e Iêmen não permitem que portadores do passaporte israelense entrem em seus territórios. A antipatia é tanta que Filipinas, Bangladesh e Paquistão, entre outros países, incluem no documento a frase "válido para todos os países do mundo, exceto Israel".

4. China vs. Taiwan
A República Popular da China não reconhece a República da China, mais conhecida como Taiwan. Logo, os habitantes de ambos não podem pisar na "outra China", a menos que tenham um passaporte especial.

5. Coreia do Norte não é um território internacional
O passaporte da Coreia do Sul assegura acesso a toda a península e, portanto, também à Coreia do Norte. Não é necessário um passaporte norte-coreano; apenas coragem.

6. O que é Cuba?
Não é só o embargo de várias décadas que os Estados Unidos impuseram a Cuba. Os cidadãos americanos também estão proibidos de fazer viagens de turismo para a ilha.

7. Chipre do Norte: um país especial
Esta é uma nação que só é reconhecida pela Turquia. Trata-se de um território que ocupa um terço da ilha do Chipre. De qualquer modo, tem um passaporte próprio que dá acesso a sete países: França, EUA, Austrália, Paquistão, Síria e a própria Turquia. Para ir a qualquer outro território, os habitantes precisam tirar um passaporte no Chipre.

8. Ninguém quer a Somalilândia
É um país que tem habitantes que reconhecem o próprio estado e um governo estável, requisitos da ONU para reconhecer uma nação, mas não é considerado por ninguém como tal. Resultado: o passaporte da Somalilândia não vale em lugar nenhum do mundo.

9. O Papa é sempre o número um
O Vaticano não vigia suas fronteiras, mas emite passaportes e tem uma regra clara: quem quer que seja o Papa, ele sempre tem o documento número um.

10. A Rainha pode usar qualquer passaporte
É estranho, mas a Rainha da Inglaterra não precisa de passaporte para viajar ao exterior. Todos os passaportes britânicos são expedidos "em nome de Sua Majestade". Logo, ela não precisaria ter seu próprio documento, pois poderia usar qualquer um dos que pertencem aos 63 milhões de súditos do seu reino. A inscrição na primeira página do documento diz "O Secrtário de Estado de Sua Majestade Britânica solicita e requer em nome de Sua Majestade, a todos aqueles a quem possa interessar permitir que o portador passe livremente sem impedimentos e dê ao portador a assistência e proteção que possam ser necessários". Todos os outros membros da família real precisam e possuem o documento.

Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário