quinta-feira, 15 de maio de 2014

Conselho de Segurança da ONU exige liberação ‘imediata e incondicional’ de meninas na Nigéria

Manifestação em Lagos, na Nigéria, pedindo a liberação das 200 meninas sequestradas. Foto: Ibrahim Dauda/ UNIC LagosO Conselho de Segurança das Nações Unidas exigiu na última sexta-feira (9 de maio) a liberação “imediata e incondicional” das estudantes sequestradas há algumas semanas por militantes do Boko Haram na Nigéria, pedindo que a comunidade internacional trabalhe em estreita colaboração com as autoridades locais para garantir o seu retorno seguro.
Em uma declaração lida à imprensa pelo embaixador Oh Joon, da Coreia do Sul – país que detém a presidência do Conselho em maio –, os membros do Conselho expressaram sua “profunda indignação e condenaram nos termos mais fortes” o sequestro de mais de 200 estudantes em meados de abril em Chibok, bem como o sequestro de outras oito garotas no início da semana passada em Warabe.
“Eles exigiram a libertação imediata e incondicional de todas as meninas raptadas ainda em cativeiro e expressaram sua profunda preocupação com as declarações feitas pelo suposto líder do Boko Haram ameaçando vendê-las como escravas”, disse o presidente do Conselho.
O órgão de 15 membros saudou os esforços em curso do governo da Nigéria para garantir o retorno seguro das meninas sequestradas às suas famílias, bem como os esforços internacionais para prestar assistência às autoridades nigerianas e levar os responsáveis à justiça.
A Nigéria aceitou a sugestão das Nações Unidas de enviar um representante especial do secretário-geral, Ban Ki-moon, para o país para apoiar as ações relativas ao sequestro e ampliar a cooperação internacional sobre o tema.
Fonte: ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário