sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comitê da ONU se divide sobre adesão palestina

Um comitê do Conselho de Segurança encarregado de avaliar o pedido palestino de adesão a ONU disse na sexta-feira que não chegou a um acordo sobre o assunto, segundo o embaixador português na entidade.
Diplomatas dizem que os palestinos têm atualmente o apoio de 8 dos 15 países, um a menos do que o necessário para aprovar a moção. Nesse cenário, caso o tema seja levado a votação no Conselho, os EUA não precisariam usar seu poder de veto, conforme já haviam ameaçado. Caberá aos palestinos a decisão de levar ou não o tema a votação formal.
Um relatório que detalha esse impasse foi aprovado pelos integrantes do comitê e será remetido ao Conselho de Segurança propriamente dito. "O Conselho vai receber o relatório e vai discutir qualquer futura iniciativa", disse o diplomata português José Filipe Moraes Cabral, que preside o Conselho neste mês.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, solicitou em 23 de setembro a adesão plena da Palestina à ONU. Os EUA e Israel dizem que o reconhecimento palestino só deve ocorrer após a conclusão de um processo de paz no Oriente Médio.
(Reportagem de Louis Charbonneau)
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário