terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novo governo líbio é recebido na ONU com nova bandeira e promessas de ajuda


A nova bandeira da Líbia tremulou nesta terça-feira (20) na ONU pela primeira vez desde que Muammar Gaddafi foi derrubado do poder, e o presidente dos EUA, Barack Obama, recomendou aos últimos seguidores do líder deposto que parem de lutar.
LÍBIA, ONU, BANDEIRA, 700Líderes internacionais presentes numa conferência de alto nível da ONU sobre o assunto parabenizaram os líbios - e a si próprios - pela queda de Gaddafi, ocorrida após sete meses da guerra civil em que a Otan foi decisiva por seu apoio aos rebeldes.
Ao saudar os novos líderes líbios na comunidade internacional, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o Conselho de Segurança da ONU agiu para proteger o povo líbio da violência, e por isso autorizou bombardeios da Otan contra as forças de Gaddafi.
- Hoje, devemos novamente responder com tal velocidade e ação decisiva - desta vez para consolidar a paz e a democracia.
A Líbia voltou à bandeira que usou entre 1951 e 1977, quando Gaddafi, que governou o país durante 42 anos, introduziu a bandeira totalmente verde da sua Jamahiriya (república popular).
O novo governo líbio, finalmente reconhecido hoje pela União Africana, ainda tenta desalojar bem armados seguidores de Gaddafi em várias cidades, e ainda não iniciou a contagem regressiva para a redação de uma nova Constituição e a realização de eleições.
Eles também enfrentam dúvidas sobre a sua capacidade de unificar um país dividido em facções tribais, regionais e ideológicas.
Mustafa Abdul Jalil, presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), prometeu um espírito de tolerância e reconciliação e fez um apelo por assistência internacional para ajudar o seu país a emergir do conflito e construir a democracia.
Obama pede fim da guerra
Quem já prometeu ajuda foi o presidente norte-americano, Barack Obama, que pediu que as últimas forças leais a Gaddafi deponham as armas. Ele também anunciou o retorno do embaixador norte-americano a Trípoli.
- Hoje, o povo líbio está escrevendo um novo capítulo na vida da sua nação. Vamos ficar com vocês na sua luta para realizar a paz e a prosperidade que a liberdade pode trazer. Os que ainda resistem devem entender: o velho regime acabou, e é hora de depor as armas e aderir à nova Líbia.
O presidente norte-americano prometeu ainda que "enquanto o povo líbio estiver ameaçado, a missão comandada pela Otan para protegê-lo irá continuar."
Gaddafi, que está foragido há quase um mês, provocou na terça-feira a aliança ocidental, num discurso transmitido por uma TV síria.
- As bombas dos aviões da Otan não irão durar.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário