sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso de Direito da UNOESC simula reunião do Conselho de Segurança da ONU


Em uma época na qual os conflitos bélicos têm ocorrido com cada vez mais frequência, em diversos lugares do mundo e envolvendo as mais diversas nações, que se digladiam em questões que passam por etnia e religião, para citar apenas duas, nada mais propício do que também abordar a realidade internacional em sala de aula. E foi com esse intuito que a professora Daniela Menengoti Ribeiro explorou o tema de uma forma diferente com uma turma de Direito do Campus de Xanxerê.
Inicialmente, a professora Daniela, no componente de Direito Internacional, pertencente à 6ª fase do curso, propôs para discussão o tema "imposição da zona de exclusão aérea sobre a Líbia". Na sequência, os acadêmicos simularam uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na qual eles, representando os 15 países membros do Conselho, discutiram e votaram a resolução.
A professora explica que o principal objetivo foi trazer para o mundo acadêmico a realidade internacional. "Além de estimular a diplomacia criativa, a atividade ainda contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento sobre as Organizações Internacionais, em especial sobre a ONU, e desperta reflexões sobre os direitos humanos, em particular sobre os mais recentes conflitos ocorridos no Norte da África", analisa a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário