Em uma época na qual os conflitos bélicos têm ocorrido com cada vez mais frequência, em diversos lugares do mundo e envolvendo as mais diversas nações, que se digladiam em questões que passam por etnia e religião, para citar apenas duas, nada mais propício do que também abordar a realidade internacional em sala de aula. E foi com esse intuito que a professora Daniela Menengoti Ribeiro explorou o tema de uma forma diferente com uma turma de Direito do Campus de Xanxerê.
Inicialmente, a professora Daniela, no componente de Direito Internacional, pertencente à 6ª fase do curso, propôs para discussão o tema "imposição da zona de exclusão aérea sobre a Líbia". Na sequência, os acadêmicos simularam uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na qual eles, representando os 15 países membros do Conselho, discutiram e votaram a resolução.
A professora explica que o principal objetivo foi trazer para o mundo acadêmico a realidade internacional. "Além de estimular a diplomacia criativa, a atividade ainda contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento sobre as Organizações Internacionais, em especial sobre a ONU, e desperta reflexões sobre os direitos humanos, em particular sobre os mais recentes conflitos ocorridos no Norte da África", analisa a professora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário