quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ONU oferece vagas a jovens brasileiros

Candidatos de até 32 anos podem se candidatar para carreira internacional nas Nações Unidas. Inscrições vão até setembro e são para diversas áreas das ciências sociais, humanas e exatas.
O Secretariado-Geral das Nações Unidas incluiu o Brasil na lista de países participantes no Programa de Jovens Profissionais (YPP, em inglês) para o ano de 2011. As opções de carreira, nessa edição, são nas áreas de assuntos humanitários, informação pública e comunicação, administração e estatística. As vagas devem ser preenchidas por profissionais de até 32 anos, que falem com fluência inglês ou francês e que possuam diploma em algum curso superior relacionado à área de atuação. A remuneração básica para quem for trabalhar em Nova York, por exemplo, varia de US$6.200,00 a US$10.800,00, por mês.Todo o processo de inscrição, bem como informações adicionais/dúvidas sobre o programa podem ser obtidas no site do Programa Jovens Profissionais, do Secretariado-Geral das Nações Unidas.
A busca por jovens, como no caso do YPP, pode ser um componente importante na mudança de cultura dentro de uma organização. "Em programas como esse o que se busca é o potencial, e não a experiência do profissional. Do ponto de vista da organização, isso traz benefícios a médio e longo prazo para mudança organizacional. Do ponto de vista do jovem profissional, é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades para se desenvolver profissionalmente", explica Alzira Silva, coordenadora de recursos humanos do PNUD Brasil.O momento é oportuno para os brasileiros que querem ter uma carreira internacional. O crescente envolvimento do País nos fóruns multilaterais e organismos internacionais fez com que, nos últimos anos, aumentasse a demanda por brasileiros ocupando cargos nessas organizações. A lista de países elegíveis para o Programa de Jovens Profissionais é atualizada anualmente, e muda de acordo com o nível de representação que eles possuem no secretariado da ONU. 
Embora existam vários atrativos para uma carreira na ONU, há alguns princípios centrais que devem guiar o candidato em sua escolha. "É fundamental que o profissional se identifique com a causa, a missão da organização. Esse é o primeiro passo para uma escolha acertada", avalia a coordenadora.
Processo seletivo - As inscrições devem ser feitas online diretamente pelo site do Programa Jovens Profissionais. Depois de uma triagem inicial, os melhores candidatos de cada país farão uma prova escrita de conhecimentos gerais e específicos da área de atuação. Somente aqueles que se classificarem serão convidados para a entrevista. As cidades em que as provas serão realizadas ainda não foram definidas. Todo o processo é realizado em inglês ou francês, os dois idiomas oficiais do Secretariado da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário