quarta-feira, 20 de julho de 2011

NMUN terá etapa brasileira em 2012

O projeto NMUN - National Model United Nations, que proporciona a estudantes universitários de todo o mundo a possibilidade de participar de uma simulação das atividades da ONU, contará, em 2012, com uma etapa brasileira. O MUN-BRASIL acontecerá em SP. O projeto é destinado a alunos de qualquer curso universitário.

Delegação brasileira de 2011

Em evento que acontece anualmente em Nova York, delegações formadas por estudantes de cada país participante representam um outro país que não o seu de origem, a fim de propor, negociar, votar e aprovar resoluções nos comitês que lhe são atribuídos. O evento reúne cerca de 5 mil estudantes do mundo todo, de aproximadamente 350 universidades.
A simulação é fiel as atividades da ONU, na qual os delegados - como são chamados os participantes - atuam como diplomatas dos países que representam. As atividades acontecem na língua inglesa, que é a língua oficial do projeto.
Confira abaixo o funcionamento do projeto

MUN-BRASIL / NMUN-NY 2012
Este é um Projeto da Associazione Diplomatici em parceria com a UNIARA.
Experiência e Aprendizado
Você gostaria de participar da maior simulação do mundo das Nações Unidas, em Nova Iorque? Gostaria de ter a experiência de atuar no cenário internacional como um diplomata?
Alunos de vários cursos terão a chance de ter essa experiência internacional acadêmica, além de conhecer a cidade de Nova Iorque, EUA.
O Model United Nations
Desde 1946, universitários de todo o mundo tem a possibilidade de participar do Modelo das Nações Unidas (MUN), simulando as negociações da Organização das Nações Unidas, ONU, em Nova Iorque, EUA. Desde então, a cada ano mais de 5.000 estudantes de mais de 350 diferentes universidades de diversas partes do mundo participam do maior jogo diplomático na sede das Nações Unidas.
Cada grupo de universitários equivale a uma delegação que representa no MUN um Estado membro da ONU atuando em diversos órgãos, agências especializadas e comissões. Como delegado do País, cabe aos estudantes discutir os problemas atuais da comunidade mundial e votar nos órgãos e nos projetos de resoluções das suas comissões.
O local
As simulações do MUN-BRASIL ocorrerão na cidade de São Paulo.
As simulações NMUN-NY ocorrem nos hotéis 4 estrelas muito bem localizados (ambos na Times Square) em que os delegados ficarão hospedados, que podem ser:
Já a abertura e encerramento das atividades acontecem na famosa Sede Principal da ONU em Nova Iorque, onde os lideres mundiais se reúnem na Assembléia Geral todos os anos.
Como funciona?
Os estudantes se organizam para exercer o papel de Delegado da ONU, em representação a um País previamente designado por sorteio. Sua função principal é criar, juntamente com estudantes do mundo inteiro, resoluções para importantes problemas globais. Tais resoluções são feitas em parceria com outras delegações e são chamadas de working papers.
Os debates entre diferentes opiniões tende a gerar diversos grupos de discussão aonde o desafio é fazer valer sua posição.
Após as delegações chegarem a um acordo, os working papers são postos a votação. Aqueles que forem aprovados pela maioria serão remetidos a Assembléia Geral no último dia de trabalho na Sede da ONU, para novas votações. Esse processo é de suma importância, pois as idéias contidas nos trabalhos que forem mais votados serão no futuro levadas até os representantes dos Países membros na ONU.
Características do MUN
•Controle rigoroso por parte da ONU.
•Busca de resoluções de conflitos e negociações.
•Língua oficial: Inglês.
•Contato e trabalho em equipe com estudantes do mundo inteiro.
Um grande esforço para os participantes: A preparação
Para estar preparado para o Model United Nations, a delegação brasileira receberá treinamentos preparatórios dos representantes da Associazione Diplomatici. Os treinamentos terão os seguintes temas:
1. Estrutura, função, regras e operação do Model United Nations;
2. Especialização para representar o país e preparação de documentos de posição (Position Papers);
3. Habilidades sociais de um delegado.
Assim, os delegados devem adquirir o know-how necessário para compreender contextos globais e específicos do País a ser representado e estar habilitado a expor suas opiniões nas conferências realizadas no idioma inglês.
Os participantes aprenderão sobre o MUN em um ambiente de intenso trabalho em equipe, aspecto fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais sobre os fundamentos da Organização das Nações Unidas.
O treinamento será ministrado em duas etapas: uma em português, pelos representantes brasileiros da Associazione Diplomatici e outra em inglês, por um professor enviado da Itália pela Associazione Diplomatici.
Requisitos
O Model United Nations, MUN, é um evento de valor acadêmico, porém alguns requisitos devem ser observados:
• Conhecimento da língua Inglesa, com ênfase na comunicação oral.
• Disposição para debater assuntos, ser participativo, trabalhar em equipe.
A língua a ser utilizada no MUN é obrigatoriamente o Inglês, mesmo em conversas entre estudantes do mesmo país, porém não é obrigatório o aluno possuir alto conhecimento da língua.
Valores
O custo total é de € 2.000 (dois mil euros), sendo que neste valor está incluso:
• Curso de Formação
• MUN-BRASIL com hospedagem em São Paulo
• Passagem aérea (ida e volta) para Nova Iorque, partindo de SÃO PAULO, incluindo taxas de aeroporto
• Hospedagem no Sheraton ou Marriott Hotel (Times Square)
• Entradas para: Museu de História Natural Americana; Museu Guggenheim; Museu de Arte Moderna (MoMA); “Intrepid Sea Air Space Museum”; Cruzeiro de visita aos pontos turísticos do Circle Line; Observatório do Empire State Building, entre outros.
Observações:
• O valor apresentado deverá ser pago a Associazione Diplomatici diretamente por transferência bancária.
• O preço é calculado em Euros, pois a Associação Diplomatici tem sua sede na Itália.
• O valor poderá ser parcelado em 02 vezes.
• As datas para os pagamentos serão informadas
Documentos Necessários
Para ingressar no Model United Nations é preciso apenas dos documentos necessários para realizar uma viagem aos EUA, que são:
• Passaporte com validade superior a 6 meses
•Visto americano
Importante: as entrevistas devem ser agendadas o quanto antes para a obtenção do passaporte e do visto!
Como ajuda para a obtenção do visto, a ONU produz uma carta convite para o estudante participante do NMUN.
Calendário MUN 2012
Setembro 2011
1 - Início das inscrições : Outubro 2011
Término das inscrições: Novembro 2011
1 quinzena de Novembro : I Treinamento
• Estrutura, Função, Regras e Operação do Model United Nations
Dezembro 2011
15 – Data limite Pagamento (data provável)
• 1ª Parcela ou à Vista
Janeiro 2012
15 – Data limite Pagamento (data provável)
• 2ª Parcela - Março 2011
1 a 5/3 - II Treinamento
•Com professor italiano da Associazione Diplomatici
8 a 10/3 - MUN-BRASIL
•Simulação do NMUN como forma de treinamento
Março / Abril 2012 : 29 a 08 - NMUN New York
Associação Diplomatici
A Associação Diplomatici é uma escola de formação constituída por alunos, professores universitários, escolas secundárias e por jovens profissionais. É responsável por propiciar e promover a participação dos estudantes italianos no Model United Nations, em todos os níveis. Além disso, a Diplomatici foi o primeiro ente privado italiano a participar do MUN-NY e é a única escola de formação européia credenciada oficialmente junto à ONU para os projetos das universidades italianas há mais de 12 anos.
No ano de 2009 a Diplomatici ganhou o prêmio de melhor delegação do mundo (Best Delegation), o que a colocou em primeiro lugar como escola de formação entre as universidades do mundo todo que participam desse projeto.
Mais informações no site, clique aqui.
Responsáveis:
Representantes da Associazione Diplomatici no Brasil e Coordenação: Prof. MS. Cristiane Amaral de Oliveira Gertel e Prof. Fernando Henrique Rugno da Silva.
Tutora do Projeto: Sara Corrêa Fattori, PGE.
Para maiores informações, entre em contato conosco por meio do e-mail: brasil@diplomatici.it
língua inglesa, que é a língua oficial do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário