segunda-feira, 20 de junho de 2016

OEA oferece bolsas de R$ 80 mil para MBA no Perú

A Universidade ESAN e a Organização dos Estados Americanos (OEA) estão oferecendo 5 bolsas de estudo para um programa de MBA internacional em Lima, no Peru. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo site até o dia 5 de julho.
A escola de negócios da Universidade ESAN foi considerada uma das 10 melhores da América Latina. Seu programa de MBA, que tem início em janeiro de 2017, é ministrado cem por cento em inglês, sendo necessário que o participante tenha nível intermediário ou avançado no idioma. No segundo ano do curso, o aluno pode optar por dar continuidade aos estudos em uma universidade parceira norte-americana ou da Europa.
A bolsa é correspondente a 80 mil reais e cobre todos os gastos com taxas e anuidades dos estudos, sendo moradia e transporte de responsabilidade do bolsista. Podem candidatar-se os alunos que já tenham finalizado a graduação e experiência no mercado de trabalho será considerada um diferencial.
Antes de solicitar a bolsa, o estudante deve se candidatar ao programa de MBA no site da instituição. Em seguida, deverá preencher o formulário de pedido de bolsa de estudo no portal OEA, além de enviar alguns documentos, como diploma, currículo, histórico escolar e cartas de recomendação e motivação.
Inscrições até 5 de julho.
Para mais informações, acesse o edital.
Fonte: Universia

Convenção Internacional - Direitos da Pessoa com Deficiência - Dignidade Humana - Ensino Inclusivo (ADI 5.357 MC-DF)

EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA CAUTELAR. LEI 13.146/2015. ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ENSINO INCLUSIVO. CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. INDEFERIMENTO.
1. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência concretiza o princípio da igualdade como fundamento de uma sociedade democrática que respeita a dignidade humana.
2. À luz da Convenção e, por consequência, da própria Constituição da República, o ensino inclusivo em todos os níveis de educação não é realidade estranha ao ordenamento jurídico pátrio, mas sim imperativo que se põe mediante regra explícita.
3. A Lei nº 13.146/2015 indica assumir o compromisso ético de acolhimento e pluralidade democrática adotados pela Constituição ao exigir que não apenas as escolas públicas, mas também as particulares deverão pautar sua atuação educacional a partir de todas as facetas e potencialidades que o direito fundamental à educação possui e que são densificadas em seu Capítulo IV.
4. Medida cautelar indeferida.

ADI e revalidação de diplomas obtidos no exterior

A previsão em lei estadual, acerca da revalidação de títulos obtidos em instituições de ensino superior dos países membros do MERCOSUL, afronta o pacto federativo (CF, art. 60, §4º, I), na medida em que usurpa a competência da União para dispor sobre diretrizes e bases da educação nacional. Essa a conclusão do Plenário ao referendar medida cautelar para suspender a eficácia da Lei 2.973/2014 do Estado do Acre.Tal norma trata da admissão de diploma estrangeiro sem necessidade de revalidação. O Colegiado acrescentou que a lei impugnada estabelece um conjunto de circunstâncias que afastam exigências de revalidação de diploma de curso superior oriundo de instituições estrangeiras, o que vai de encontro ao sentido do Decreto 5.518/2005, que promulgara o acordo de admissão de títulos e graus universitários para exercício de atividades acadêmicas nos estados partes do MERCOSUL. Verificou, também, a possibilidade de dano ao erário, tendo em vista eventual concessão de promoções funcionais e gratificações a servidores a quem a lei estadual beneficia.

ADI 5341 MC- Referendo/AC, rel. Min. Edson Fachin, 10.3.2016. (ADI-5341)

Fonte: STF (Informativo 817)

Documentários sobre Nietzsche, Heidegger e Sartre que você deveria assistir

Para quem gosta de questionar, de ter uma opinião, de parar para pensar em por que e como as coisas são como são, e mais ainda para os amantes da filosofia. Disponibilizamos aqui documentários gratuitos sobre NietzscheHeidegger e Sartre que você deveria assistir.
Eles são 3 dos maiores filósofos da história e influenciaram muita coisa que conhecemos hoje. Esses documentários são interessantes não só para futuros filósofos, mas também para estudantes que vão prestar grandes provas como Enemvestibulares e concursos e todas as pessoas que gostariam – ou precisam – pensar diferente, seja na carreira, seja na vida pessoal.

Filósofos

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 -1900) foi um filósofo alemão do século XIX e um dos maiores nomes dessa área.
Martin Heidegger (1889 – 1976) foi um filósofo alemão do século XX que influenciou muitos outros, dentre os quais Jean-Paul Sartre.
Jean-Paul Sartre (1905 -1980) foi um filósofo francês, conhecido como representante do existencialismo.

Documentários sobre filosofia

Os documentários são conduzidos por Alain de Botton, escritor e produtor famoso por popularizar a filosofia e divulgar seu uso na vida cotidiana. De Botton iniciou um Ph.D em filosofia francesa em Harvard, mas acabou preferindo escrever ficção.  Possui sua própria produtora, a Seneca Productions, que transmite regularmente programas e documentários na televisão britânica baseados em seus trabalhos.
Os vídeos são como biografias de NietzscheHeidegger e Sartre, para você entender um pouquinho mais desses três que são tão importantes para a história. Osdocumentários grátis estão disponíveis abaixo:
Documentário sobre Nietzsche

Documentário sobre Heidegger

Documentário sobre Sartre




Concurso do Instituto Rio Branco terá 30 vagas de diplomata

O Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, vai oferecer 30 vagas de diplomata para o concurso que será realizado neste ano. A portaria nº 318, com as regras da seleção, foi divulgada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (3/06/2016). 
O concurso de admissão à carreira de diplomata de 2016 consistirá, na primeira fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de língua portuguesa, de história do  Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de língua inglesa, de noções  de economia e de noções de direito e direito internacional público.
O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso será reduzido para 51 dias.
A segunda fase consistirá de prova discursiva eliminatória e classificatória de língua  portuguesa. Será estabelecida nota mínima para aprovação na prova de português.
A terceira fase consistirá de provas discursivas de história do Brasil, geografia e política  internacional, língua  inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, prova objetiva de língua espanhola e língua francesa.
As seis provas da terceira fase terão peso equivalente. Será estabelecida nota mínima para  aprovação no conjunto das provas da terceira fase. As provas da terceira fase serão eliminatórias e classificatórias.
Ainda não há informações sobre o prazo para a publicação do edital.
Último concurso
O concurso do órgão do ano passadoregistrou 6.003 candidatos inscritos para 30 vagas de diplomata. A concorrência média chega a 200,1 candidatos por vaga. O salário foi de R$ 15.005,26. Os candidatos deveriam ter nível superior em qualquer área.

Foram 5.271 inscritos para as 22 vagas de ampla concorrência, com o índice de 239,59 candidatos por vaga. Para as 2 vagas reservadas para pessoas com deficiência são 61 inscritos, com uma concorrência de 30,5 candidatos por vaga. Para as 6 vagas reservadas para candidatos afrodescendentes são 671 inscritos, registrnado uma concorrência de 111,83 candidatos por vaga.
O resultado final foi divulgado em dezembro do ano passado. O concurso foi marcado pela intervenção do Ministério Público Federal que atuou para impedir que candidatos suspeitos de fraudar o sistema de autodeclaração racial do concurso pudessem tomar posse. O Itamaraty publicou um novo edital para que os candidatos que se autodeclararam negros confirmassem a opção mediante assinatura de declaração.
Fonte: G1

Cultura ‘omotenashi’ faz do Japão o país mais bem educado do mundo

Omotenashi é um modo de vida no Japão, um termo que pode ser traduzido como “hospitalidade japonesa”. Na prática, a expressão combina a educação e uma polidez requintada, com um desejo de manter a harmonia e evitar o conflito.
Funcionários em lojas e restaurantes te cumprimentam sempre com deferência e um caloroso irasshaimase (bem-vindo) / Foto: Kyodo
Modo de vida omotenashi
Pessoas resfriadas usam máscaras cirúrgicas para evitar infectar outros. Vizinhos se presenteiam com caixas de sabão em pó antes de iniciar obras – um gesto para ajudar a limpar suas roupas do pó que inevitavelmente será produzido.

Funcionários em lojas e restaurantes te cumprimentam sempre com o Ojigi (ato de curvar-se em sinal de cumprimento), com uma deferência e um caloroso irasshaimase (bem-vindo). Colocam a mão embaixo da sua na hora de dar troco para evitar que qualquer moeda caia. Quando você deixa a loja, não é raro que fiquem na porta se curvando até perdê-lo de vista.
Até máquinas praticam o omotenashi. Portas de táxis se abrem automaticamente diante de sua chegada – e o motorista de uniforme branco não espera gorjeta. Elevadores se desculpam por deixá-lo esperando, e quando você entra no banheiro o assento do vaso sanitário se levanta.
Em obras, placas indicativas geralmente trazem uma imagem fofa de um trabalhador se curvando em deferência, como forma antecipada de se desculpar pelos possíveis transtornos provocados
Na cultura japonesa, quanto mais uma pessoa vem de longe, maior é a cordialidade em relação a ela – daí a razão de estrangeiros (gaijin – literalmente “pessoas de fora”) invariavelmente se impressionarem com a cortesia.
As pessoas se curvam ao sentar perto de você no ônibus, e depois de novo quando se levantam, uma atitude usualmente praticada em várias situações, o que deixa qualquer estrangeiro constrangido com tanta cordialidade e respeito oferecido pelos japoneses.
Ensinamentos
Mas omotenashi vai além de ser gentil com visitantes, isso porque essa atitude perpassa todos os níveis da vida cotidiana e é ensinada desde os primeiros anos de vida.

“Muitos de nós cresceram com um provérbio”, diz Noriko Kobayashi, chefe de turismo interno no consórcio DiscoverLink Setouchi, que busca criar empregos, preservar o patrimônio e promover o turismo em Onomichi, na região de Hiroshima.
“Ele diz assim: ‘Depois que alguém fez algo bom a você, nós devemos fazer algo bom a outra pessoa. Mas depois que alguém faz algo ruim a você, nós não devemos fazer algo ruim a outra pessoa. “Acho que esses ensinamentos nos fazem ser educados no comportamento.”
Mas, de onde vem toda essa cortesia e educação? Para Isao Kumakura, professor emérito no Museu Nacional de Etnologia, em Osaka, grande parte da etiqueta japonesa tem origem nos rituais formais de cerimônias de chá e de artes marciais.
Na verdade, a palavra omotenashi, literalmente “espírito de serviço”, vem da cerimônia de chá. O anfitrião dessas cerimônias trabalha duro para proporcionar o clima certo para entreter convidados, escolhendo a louça, flores e decoração sem esperar nada em troca.
Os convidados, cientes dos esforços do anfitrião, respondem mostrando uma gratidão quase reverencial. Os dois lados criam um ambiente de harmonia e respeito, ancorado na crença de que o bem público vem antes da necessidade particular.
Código samurai
Do mesmo modo, delicadeza e compaixão eram valores centrais do bushido (o caminho do guerreiro), o código de ética do samurai, a poderosa casta militar que era altamente treinada em artes marciais.

O complexo código, análogo ao da cavalaria medieval, não governava apenas a honra, disciplina e moral, mas também o jeito certo de fazer tudo, da deferência ao ato de servir chá.
Seus preceitos zen demandavam domínio das emoções, serenidade interna e respeito pelo outro, incluindo o inimigo. O bushido se tornou a base para o código de conduta da sociedade em geral.
Uma coisa maravilhosa de estar exposto a tanta gentileza é que se trata de algo tão contagioso como um vírus epidêmico. Você rapidamente estará sendo mais gentil e civilizado, entregando carteiras perdidas à polícia, sorrindo ao dar vez a outros motoristas, levando seu lixo para casa e nunca – nunca – levantando a voz ou assoando o nariz em público.
Seria ótimo se todo visitante levasse um pouco de omotenashi para casa e espalhasse esse modo vida em seu próprio país. “O efeito cascata poderia mudar o mundo”.
*A versão original desta reportagem pode ser conferida no site BBC Travel (em inglês).
Fonte: Mundo Nipo

Uruguai constrói a primeira escola pública 100% sustentável da América Latina

As crianças da pequena comunidade de Jaureguiberry, região costeira do Uruguai, já podem estudar em uma escola que tem a educação e a valorização do meio ambiente como princípios básicos. É neste local, onde vivem apenas 500 habitantes, que foi construída a Ecoescuela Sustentável, a primeira escola totalmente sustentável da América Latina.
Para construir a escola foram necessários 2.000 pneus, 5.000 garrafas de vidro, 2.000 metros quadrados de papelão e 8.000 latinhas de alumínio – materiais que seriam jogados no lixo. Além do uso de produtos reciclados, a escola conta com hortas para a produção de alimentos orgânicos e sistemas de captação de energia solar e eólica.
A escola, construída com a colaboração de cerca de 200 voluntários de 30 países, atualmente atende a 45 crianças. Entretanto, há um projeto para que esse número seja ampliado para cem vagas.
O prédio da escola – que possui metodologia de ensino baseada na valorização da natureza e no uso racional de recursos naturais – foi projetado pelo arquiteto norte-americano Michael Reynolds, experiente há 45 anos em construções autossustentáveis em vários países.
Confira abaixo fotos da Ecoescuela Sustentável!
Foto: reprodução site Ecoescuela Sustentável