o início deste mês, no dia 03, o Senado Federal deu sinal verde para o Acordo sobre Facilitação de Comércio (TFA, sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC). O objetivo do acordo é facilitar a rotina dos operadores de comércio exterior por meio da modernização da administração aduaneira e simplificação de procedimentos comerciais. O que na prática significa menos burocracia para o comércio com outros países. Os procedimentos atuais são considerados complexos e pouco transparentes. A nova regra deve auxiliar no combate à corrupção e também na redução de custos operacionais, inclusive para os setores privados.
Essa mudança impactará diretamente na crise econômica brasileira pois com a desvalorização do câmbio, as exportações são a principal aposta para atenuar a recessão. No estudo sobre ambiente de negócios do Banco Mundial, o Brasil aparece na 116ª posição, em uma lista de 189 países, atrás de economias como Turquia e Paraguai.
Em entrevista à Istoé Dinheiro, o fundador da Barral M Jorge, Welber Barral destacou que “se o Brasil quiser ser competitivo, a eliminação de burocracias é fundamental”.
Aqui a reportagem completa da Istoé Dinheiro.
Para saber mais sobre o Acordo, clique aqui para ler o artigo da Consultora de Comércio Internacional da BMJ, Andrezza Fontoura.
Fonte: Barral L M Jorge
Nenhum comentário:
Postar um comentário